Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Como tirar meu Passaporte?



Passaporte é um documento imprescindível para qualquer um que vai viajar ou está planejando uma viagem para o exterior, sendo impossível entrar em um país sem ele (exceto em países do Mercosul) - veja a lista aqui.

Passaporte de Marilyn Monroe


Passaporte de Albert Eistein











O primeiro passo para quem quer fazer o passaporte é entrar no site da Polícia Federal , lá você será guiado, mas achei o site um tanto complicado, pois tem muitos textos para explicar coisas simples, por isso resolvi escrever o post.

Quais documentos são necessários para fazer seu passaporte?

Maiores de 18 anos;
-RG
-CPF
-Certidão de nascimento ou Casamento 
-Passaporte anterior (se tiver)
-Titulo de Reservista (homens)
- GRU (Guia de Recolhimento da União)*
-Titulo de Eleitor com o comprovante que você votou na última eleição.

Menores de 18 anos;
-RG
-CPF
-Certidão de Nascimento
-Passaporte anterior (se tiver)
- GRU (Guia de Recolhimento da União)* 
-O menor precisa dos país ou do responsável legal acompanhando ele até o DPF. Se um dos pais não puderem ir, precisa levar uma autorização assinada e com firma reconhecida em cartório. Para acessar a autorização, clique aqui.

*A GRU é a taxa cobrada para a emissão do Passaporte, que atualmente é de RS 157,00
Todos esses documento citados acima são indispensáveis e devem ser levados quando for no Departamento da Polícia Federal para recolhimento das digitais e para a foto.

Acessando o site, vá no passo ''2'' - em ''Solicite a emissão do passaporte'' - e preencha com seus dados.
Tenha em mãos sua certidão de nascimento e/ou certidão de casamento, pois é solicitado o número de matrícula e etc.
No final do preenchimento, selecione a cidade e o posto do Departamento da Polícia Federal (que no meu caso eram dois lugares), em seguida o dia e a hora que você quer ser atendido(a). (De acordo com a disponibilidade do calendário deles).

No final disso imprima o boleto da GRU, eu por exemplo, não consegui imprimir o boleto da GRU, tive que sair e depois acessar novamente e, em seguida, imprimir o boleto.

Depois que efetuar o pagamento do boleto, vá no local escolhido, na data e na hora marcada, levando em mãos os documentos e o comprovante de pagamento.
Lá eles vão tirar sua foto e recolher suas digitais para o passaporte, e vão dizer para você ir buscar depois de 15 dias, depois desses 15 dias você tem 90 dias para retira-lo, e se não for buscar, seu passaporte será destruído, e cá entre nós, não queremos isso.

Menores de idade tem que ir retirar com um dos pais ou responsável legal. Lembrando que o menos tem que ir!

Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário